sexta-feira, 18 de julho de 2014

ARTE PÚBLICA: INTERVENÇÃO URBANA PERMANENTE OU EFÊMERA

ARTE PÚBLICA
O conceito corrente se refere à arte realizada em espaços públicos, como parte de uma tendência da arte contemporânea de tornar a arte acessível ao público e modificar o entorno da paisagem. Pode ser inserida na paisagem a partir de iniciativas públicas e/ou privadas e ações entre atores culturais e políticos. Seu desenvolvimento está contextualizado na História da Arte.

INTERVENÇÃO URBANA
Ao ser considerada como uma prática artística no espaço urbano e vertente da arte urbana, ambiental ou pública, em geral, interfere numa dada situação para promover alguma transformação ou reação, no plano físico, intelectual ou sensorial. Gera uma multiplicidade de experimentações artísticas, pesquisas e propostas conceituais baseadas em questões ligadas às linguagens artísticas, ao circuito da arte contemporânea ou ao contexto sociopolítico.

Intervenções permanentes
De caráter duradouro, algumas intervenções urbanísticas são planejadas com o intuito de restauração ou requalificação de espaços públicos, como as conhecidas revitalizações de centros históricos, outras objetivam transformações nas dinâmicas socioespaciais, redefinindo funções e projetando novos atributos. As obras se apresentam e se fixam na cidade legitimando e definindo a cena e a paisagem urbana.

Imagem do Monumento aos Açorianos. 1974. Artista: Carlos Gustavo Tenius.
Largo dos Açorianos. 17m x 24m. Adquirida pela prefeitura de Porto Alegre.


Imagem: Espelho Rápido. Artista: Waltercio Caldas. Orla do Guaíba, em direção à zona sul de Porto Alegre. Obra doada pela Fundação Bienal do Mercosul à prefeitura de Porto Alegre. Foto: J.Francisco Alves. Disponível em: http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/55343


Escultura Cloud Gate (Portal da Nuvem). 2004. Anish Kapoor
Peça central da AT & T Plaza em Millennium Park. Chicago. Illinois. EUA.
Composta de 168 chapas de aço inoxidável soldadas, altamente polidas. (10m x 20m x 13m), 98,2 toneladas. Disponível em: http://www.deviantart.com/art/Cloud-s-Gate-54375541


Intervenções efêmeras ou temporárias

Aspecto que possui maior identificação com as ações artísticas contemporâneas, exatamente pelo caráter transitório. A cidade se apresenta como espaço de visibilidade mais democrático tanto para artistas que podem se inscrever em ações, trabalhos e eventos culturais, que requerem autorizações públicas ou privadas, ou por artistas que veem num espaço qualquer da cidade uma chance de se manifestar e se expressar em um nicho por um breve tempo.




Tapumes. (Ficou conhecida como "Casa Monstro"). 7ª Bienal do Mercosul, 2009. Artista: Henrique Oliveira. Feita em compensado flexível, canos de PVC e compensado reciclado. Rua dos Andradas, no antigo palacete Casa dos Leões. Disponível em: http://seeartadvisory.wordpress.com/category/exhibitions/


Accident. Estação de trem em Zurique,Alemanha. Chalk art (Arte do giz). Desenho em giz pastel seco e pigmento. Artista: Julian Beever. Disponível em: http://www.julianbeever.net/


Atividade: Para saber mais sobre o assunto continue lendo:          

Atividade: Assista ao vídeo Poro | intervenções urbanas e ações efêmeras (19’35’’).
Realize um projeto sobre alguma intervenção urbana ou ação efêmera que poderia feita em sua comunidade e apresente a(ao) professor(a) de artes para saberem da sua viabilidade. Reúna um coletivo de colegas para a execução do trabalho.

Atividade: Busque imagens de arte pública/intervenção urbana permanente na sua cidade. Monte um álbum com estas imagens utilizando o Pinterest para compartilhar suas fotos com a comunidade da escola.  Inscrição gratuita https://www.pinterest.com/
A ideia da plataforma é permitir que os usuários colecionem e organizem suas preferências, e não simples imagens. Com isto, os usuários conseguem criar listas de interesses, projetos etc. Permite compartilhar imagens e links, simulando um quadro de avisos virtual. Tutorial.

Atividade: Conhecer algumas propostas de artistas que subverteram o cenário dos anos 1960 e 1970 e renovaram o conceito de arte por desafiar o sistema das artes, com a realização de algumas obras efêmeras. Acessar o ambiente interativo, “Percursos Educativos”, produzido pela equipe do Educativo do Instituto Itaú Cultural.
Acesse e participe: Arte Efêmera


Imagem da página inicial do programa interativo


SOBRE INTERVENÇÃO URBANA



Diferentes temas e intenções movem artistas do mundo inteiro a trabalhar, desde as questões políticas engajadas até as ecológicas e sociais. Estas são exploradas a partir de formas e materiais criativos e inusitados, utilizando técnicas expressivas tradicionais e simples, bem como aquelas mais complexas que exigem em seu planejamento e execução. Realizam trabalhos de modo individual ou coletivo.
  Com a intenção de ilustrar esta diversidade de temas e modos de expressão, apresentamos a seguir alguns dos artistas de destaque no mundo e no Brasil, que trabalham com intervenção urbana. Diversos desses artistas utilizam em sua trajetória artística variadas formas, materiais e técnicas, tais como pintura, grafite, escultura, instalação, entre outras. Dentre os artistas mais conhecimentos estão:

Banksy, artista inglês, que não revela sua identidade nem se apresenta em público.
                                       

                                          Outside – Disponível em: http://banksy.co.uk/out.asp

                                          Outside – Disponível em: http://banksy.co.uk/out.asp



Atividade:

 Conhecer mais obras deste artista através do site oficial: http://banksy.co.uk/menu.asp

 Após conhecer as obras apresentadas pense e discuta com a turma sobre qual(is) a(s) temática(s) e/ou intenção(ões) que você entende que o artista trata em seus trabalhos.

 Assistir ao documentário: Exit Through The Gift Shop (Legendado em português). 1h26’06’’



 Sinopse
   Documentário assinado pelo mítico artista de rua Banksy, que traça a história de um movimento, a street culture. O documentário segue vários artistas, alguns dos quais considerados hoje estrelas, entre os quais o próprio Banksy que apesar do anonimato é um dos mais famosos artistas britânicos, ao mesmo tempo que perspectiva o valor da arte e o que é ou não considerado autêntico hoje em dia.
     Ao finalizar o vídeo comentem o que acharam mais interessante no documentário.


Mark Jenkins, artista norte-americano.

Besancon – Disponível em: http://www.xmarkjenkinsx.com/outside.html



Sweeper de 2010 – Disponível em: http://www.xmarkjenkinsx.com/tapesculpture.html




Atividade:

Conhecer mais obras deste artista através do site oficial: http://www.xmarkjenkinsx.com/
Após conhecer as obras apresentadas pense e discuta com a turma sobre qual(is) a(s) temática(s) e intenção(ões) que você entende que o artista trata em seus trabalhos.


Sean Martindale, artista canadense. Realiza intervenções em espaços públicos e semi-públicos.

Collaborative project started in 2009 with Eric Cheung (AT.AW.).




Atividade

     Conhecer mais obras deste artista através do site oficial: http://www.seanmartindale.com/
    Após conhecer outras obras do artista pense e discuta com a turma sobre a temática dos trabalho, se considera importante ser tratada e o motivo.


Karen Abel, artista canadense.
    Conheça um dos projetos de intervenção urbana realizada  pela artista.

Brock Ave PBR Flowers. Disponível em: http://karenabel.ca/projects/brock-ave-pbr-flowers/






     Uma obra efêmera construída a partir de caixas de cerveja descartadas, encontrados em um vaso de concreto na rua Brock Avenue e Bloor Street West, em Toronto. Os Brock Ave PBR Flowers durou alguns dias - desaparecendo lentamente conforme eram 'levadas’ por transeuntes.

Atividade

    Conhecer mais obras da artista através do site oficial: http://karenabel.ca/projects/
   Após conhecer as obras apresentadas, pense e discuta com a turma sobre qual(is) a(s) relação(ões) que podem ser estabelecidas entre que o trabalho de Karen Abel e Sean Martindale. 



HA Shult - artista alemão.  

    A fauna social das cidades e paisagens está no foco de seu trabalho.
   Desde 1996 desenvolve o projeto Action Trash People: “São imagens de nós mesmos. Nós produzimos lixo e nos tornaremos lixo.

Telgte Germany, 2011. The Children of Telgte. Disponível em: http://www.haschult.de/action/trashpeople


Poble del Mar, Barcelona, ​​2013. Disponível em: http://www.haschult.de/action/trashpeople



Atividade: 

   Assistir ao vídeo Trash People by HA Schult. 
  A turma deverá pensar o espaço urbano como um campo de ação artística. Verificar as especificidades da cidade que moram, e escolher uma rua ou uma praça, enfim um lugar, para realizar proposições poéticas, que estabeleçam tensões e diálogos.

Néle Azevedo artista brasileira. 

  Pesquisadora independente, vive e trabalha em São Paulo. Realiza diferentes intervenções efêmeras no espaço urbano e arquitetônico.
 O projeto de ação urbana, Monumento Mínimo, vem sendo realizado em cidades de diferentes países e culturas. São inúmeras esculturas em gelo colocadas a derreter em espaços públicos. Essa proposta teve início em novembro de 2001.



Atividade:  

 Conhecer este e outros trabalho da artista – Néle Azevedo.
 Assistir ao vídeo: Minimum Monument in Florence  Itália (2'07''), intervenção urbana realizada em outubro de 2008.
 Pesquise a respeito do objetivo deste projeto realizado pela artista. Monumento Mínimo.   Compartilhe com a turma o que entendeu de sua pesquisa.

Eduardo Srur, - artista visual brasileiro.  

 Conhecido por suas intervenções urbanas na cidade de São Paulo. Realizou uma intervenção urbana no rio Tietê – 2008. A obra é composta por esculturas gigantes de garrafas pet instaladas no talude de concreto nas margens do rio. Com esta obra o artista reativou visualmente o maior rio metropolitano e propôs a reciclagem do olhar para milhares de pessoas que circulavam diariamente nas marginais.




PETS, 20 garrafas de 11 metros de comprimento espalhadas pelo Rio Tietê, SP.
                                 disponível em   http://www.eduardosrur.com.br/#!untitled/zoom/c10ph/image30b


Atividade: 

    Asssitir ao vídeo: Pets. Intervenção urbana nas margens do rio Tietê, São Paulo, SP. 



    Fazer um projeto para realização de uma intervenção urbana na sua cidade. Escolha o lugar que considera importante que seja realizada a intervenção.





   Recurso expressivo que vem sendo utilizado em arte urbana e visto em diversas partes do mundo. Os “fios de guerrilha” se refere às obras confeccionadas em tricô ou crochê que visa recuperar o meio ambiente, especialmente o espaço urbano, e é também um símbolo do típico ofício feminino. Não se tricota apenas para embelezar a cidade, mas principalmente se faz uma declaração política, trata de questões feministas e inspira conversa sobre o papel das mulheres tradicionais.

Magda Saye é uma artista têxtil que vive e trabalha em Austin, Texas. Seu trabalho começou como uma maneira de levar seu tricô para as ruas, estilo grafite, iniciando uma revolução têxtil que varreu o mundo.

Disponível em ;http://knitta.com/about/


Mexico city bus. Disponível em: http://www.magdasayeg.com/home.php


Ute Lennartz-Lembeck, artista alemã.

   Fundadora do grupo de tricô de guerrilha alemão B-Arbeiten, tornou-se uma espécie de embaixadora da guerrilha tricô. Ela instala suas peças abertamente durante o dia, em vez de tentar o anonimato. Ela é mais conhecida por cobrir a árvore em Velbert foto abaixo, e para fazer pequenas peças com palavras como "Idee" (ideia), "Raum" (espaço), e "Mut" (coragem).

 Velbert, Germany, Mai 2012 - one year old. Disponível em: http://www.ute-lennartz-lembeck.de/index.html




Letícia Matos, gaúcha que transforma tricô em arte de rua embelezando espaços urbanos. Seus trabalhos são conhecidos como 13 Pompons.




Atividade: 




A expansão da publicidade nas cidades levou alguns artistas de rua e cidadãos a mudarem parte de seu entorno com conteúdos que realmente carreguem mensagens importantes.
As ruas, estações de metrô e alguns parques em Paris estão vendo sua paisagem se transformar em uma sala de exposições com a "OMG, Who Stole my Ads?" (Meu Deus, quem roubou meus anúncios?), uma intervenção do artista francês Etienne Lavie. Sua proposta é colocar pinturas clássicas francesas nas placas e outdoors de publicidade para não apenas reconquistar um lugar onde os cidadãos podem apreciar a arte, mas para permitir mais opções de apropriações dos espaços públicos.
A montagem desta intervenção foi feita pelo próprio artista e corresponde à “arte urbana de guerrilha”, que consiste em transformar o espaço público através de exposições de arte. Neste trabalho, além da recuperação de espaços destinados aos cidadãos, percebeu-se a quantidade de espaços repletos de mensagens publicitárias em vez de mensagens realmente úteis aos cidadãos.

Etienne Lavie, em seu site oficial, apresenta seu trabalho realizado em Paris e Milão. 

Série: OMG who stole my ads? Paris.
                                         Disponível em: http://etiennelavie.fr/galleries/omg-my-ads/  


Série: OMG who stole my ads? Paris.




Atividade:


Projeto e execução de Poética Visual para Intervenção Urbana
(Trabalho prático individual ou em grupo de até 3 integrantes)
Tema ou assunto a ser explorado
   A partir de uma temática a ser escolhida por você, ou pelo grupo, realize um projeto em poética visual de um trabalho artístico efêmero, vinculado a ideias/expressões de denúncia e/ou reflexão, ou simplesmente razões de exploração estética de algum material ou técnica.
    Escolha também um (ou mais) artista(s), que realiza(m) intervenção urbana, dentre aqueles que são apresentados neste Blog, cujo trabalho e processo de criação possam servir como referência para o seu projeto.
  Inicialmente é importante fazer uma pesquisa de imagens relacionadas ao assunto, fotografias da mídia ou das artes visuais que envolvam o seu tema, pois estas poderão servir de ajuda no seu processo de criação.
    Definida a temática, pense em dois espaços onde poderá realizar a intervenção artística, ou expô-la, um espaço dentro da escola e o outro no entorno da escola. Certifique-se que os locais escolhidos “dialoguem” com a intervenção artística, instalação, ou exposição do objeto produzido. Se o espaço escolhido for, por exemplo, para uma instalação, ela deverá ter algumas características que se relacionem com o local, seja por sua forma, cor, textura e/ou dimensões.

Materiais e técnicas expressivas a serem utilizados no processo
  É livre a escolha dos materiais e recursos para a reprodução de imagens (algumas já exploradas em aula, como: estêncil – neste caso com uso da reprodução sobre o papel e não sobre as paredes; stickers, monotipias, fotografia entre outros). Poderá ser utilizada palavras chaves, textos ou poesia.
   Caso deseje explorar outras técnicas e materiais para produzir esculturas e/ou instalações, além daquelas que foram apresentadas em aula, ou alguma pesquisada pelo estudante, deve ser combinado com a professora sobre sua possibilidade de exploração em horários de aula ou extra-aula.
    É fundamental que se escolha materiais e recursos que não danifiquem os espaços.  
    Após o estudante, ou o grupo, definir os requisitos solicitados: tema definido; o(s) artista(s) e as imagens que serviram de referência; o tipo; os recursos e materiais; o local indicado para a intervenção ou exposição, deverá ser entregue à professora numa data previamente combinada. Após isso serão providenciadas os recursos e materiais necessários, oficinas práticas, se for o caso, e a liberação dos espaços na escola e espaço público para a apresentação do trabalho artístico.

Referências:

Intervenção Urbana » intervencaourbana.org. Disponível em: http://www.intervencaourbana.org/. Acesso em: 01.jul.2014.
MAZETTI, Henrique Moreira. Intervenção urbana: representação e subjetivação na cidade. Intercom - sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. Disponível em: http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2006/resumos/R0682-1.pdf. Acesso em: 22.jul.2014.


Bibliografia indicada:
ALVES, José Francisco. Transformações do Espaço Urbano. Porto Alegre: Fundação Bienal do Mercosul, 2006, 135 p. ISBN 85-99501-07. Disponível em: http://www.public.art.br/wordpress/wp-content/uploads/transformacoes_DOWNLOAD.pdf. Acesso em: 22.jul.2014.
BACHELARD, Gaston. A poética do espaço. Tradução: Antonio de Pádua Danesi. São Paulo: Martins Fontes, 2008.
BOURRIAUD, Nicolas. Pós-produção: como a arte reprograma o mundo contemporâneo. são Paulo: Martins, 2009.
CERTAU, Michel de. Relatos de espaço: A invenção do cotidiano - Artes de Fazer. 8. ed. Petrópolos: Vozes, 1994.
DEBORD, Guy. A sociedade do espetáculo. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997.
PALLAMIN, Vera Maria. Arte urbana: São Paulo região central (1945-1998). São Paulo: Annablume/Fapesp, 2000.
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