segunda-feira, 14 de julho de 2014

PROPOSIÇÕES PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO



Do tema ou assunto a ser explorado

   A partir do tema que elegeste para o seu trabalho de seminário integrado realizar um projeto em poética visual sobre o assunto; com intenções que podem estar vinculadas ideias/expressões de denúncia e ou reflexão; ou simplesmente razões de exploração estética de algum material ou expressão;
   Ao eleger seu tema eleja também um (ou mais) artista com trabalho em intervenção urbana apresentado em aula cujo trabalho e processo de criação possam servir como inspiração em seu projeto.
   Inicialmente é importante fazer uma pesquisa livre de imagens sobre o assunto, fotografias da mídia ou de trabalhos de artistas que envolvam o seu tema, como base de inspiração que poderá influenciar a sua criação.
  Também ao pensar o seu tema; deve vincula-lo a dois espaços, um espaço dentro da escola e a outro no entorno da escola para expô-lo. Pensar também nos meios e materiais que irá utilizar para expressá-lo visualmente, tendo cuidado para que não danifique estes espaços.
   Os dois locais vão receber o mesmo objeto ou instalação; a busca destes espaços deve “dialogar” com o objeto ou instalação pensada. Se o espaço a ser utilizado receberá uma instalação, por exemplo, ela poderá complementar as características do espaço utilizado; como a forma, cor, textura e/ou dimensões. Veja os exemplos trazidos aqui neste blog, como o trabalho de Sean Martindale, Mark Jenkins entre outros.

Dos materiais e técnicas expressivas a serem utilizados no processo:

    O uso é livre na escolha dos meios de reprodução de imagens (algumas já exploradas em aula; como estêncil – neste caso com uso da reprodução sobre o papel e não sobre as paredes; stickers, monotipias, fotografia entre outros), com o uso ou não vinculado com palavras chaves, textos ou poesia.
   A intenção do uso e exploração de outras técnicas e materiais expressivos (para produzir esculturas e instalações) que foram apresentadas em aula ou outras pesquisadas pelo estudante; deve ser combinado com a professora sobre suas possibilidades de exploração, em horários de aula ou extra- aula a serem combinados.
   É fundamental que o produto realizado não danifique o patrimônio público.
  O produto realizado pode ter pouco tempo de duração e exposição, ou seja, ela deve ser efêmera. Aliás, esta é uma das características do nosso projeto.
  O projeto com a descrição do tema, as imagens que serviram de inspiração, o artista de referência, a forma e a intenção do uso de materiais, e o local pensado para a exposição, devem ser entregues à professora antes do início da data prevista para as oficinas práticas; para que sejam providenciados os materiais e espaços necessários para sua execução na escola.



              Atividades realizadas por estudantes do primeiro ano do ensino médio - Técnica Fios e Linhas de Tricô 



        Para informação e inspiração temos aqui algumas imagens da exploração por parte de uma turma de arte do primeiro ano do ensino médio (Escola Estadual de Ensino médio e Técnico) da instalação com linhas e tricô (Yarn Bombing), na Praça da Matriz de Porto Alegre. Proposição da professora Sônia Braun, http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/87670 estagiária na disciplina de artes visuais em 2013.







Atividades realizadas pelos alunos no interior do prédio da escola :
  




Detalhe da intervenção:






Nenhum comentário:

Postar um comentário