Diferentes temas e intenções movem artistas do mundo
inteiro a trabalhar, desde as questões políticas engajadas até as ecológicas e
sociais. Estas são exploradas a partir de formas e materiais criativos e
inusitados, utilizando técnicas expressivas tradicionais e simples, bem como
aquelas mais complexas que exigem em seu planejamento e execução. Realizam
trabalhos de modo individual ou coletivo.
Com
a intenção de ilustrar esta diversidade de temas e modos de expressão, apresentamos
a seguir alguns dos artistas de destaque no mundo e no Brasil, que trabalham
com intervenção urbana. Diversos desses artistas utilizam em sua trajetória
artística variadas formas, materiais e técnicas, tais como pintura, grafite,
escultura, instalação, entre outras. Dentre
os artistas mais conhecimentos estão:
Outside – Disponível em: http://banksy.co.uk/out.asp
Atividade:
Após conhecer as obras apresentadas
pense e discuta com a turma sobre qual(is) a(s) temática(s) e/ou intenção(ões) que
você entende que o artista trata em seus trabalhos.
Assistir ao documentário: Exit Through The Gift Shop (Legendado em português). 1h26’06’’
Assistir ao documentário: Exit Through The Gift Shop (Legendado em português). 1h26’06’’
Sinopse:
Documentário assinado pelo
mítico artista de rua Banksy, que traça a história de um movimento, a street
culture. O documentário segue vários artistas, alguns dos quais considerados
hoje estrelas, entre os quais o próprio Banksy que apesar do anonimato é um dos
mais famosos artistas britânicos, ao mesmo tempo que perspectiva o valor da
arte e o que é ou não considerado autêntico hoje em dia.
Ao finalizar o vídeo comentem o que
acharam mais interessante no documentário.
Mark Jenkins, artista
norte-americano.
Besancon – Disponível em: http://www.xmarkjenkinsx.com/outside.html
Sweeper de 2010 – Disponível em: http://www.xmarkjenkinsx.com/tapesculpture.html
Atividade:
Assistir a reportagem sobre:
Artista
americano se inspirou no Brasil e ganha reconhecimento mundial.
Conhecer mais obras deste
artista através do site oficial: http://www.xmarkjenkinsx.com/
Após conhecer as obras apresentadas
pense e discuta com a turma sobre qual(is) a(s) temática(s) e intenção(ões) que
você entende que o artista trata em seus trabalhos.
Collaborative project
started in 2009 with Eric Cheung (AT.AW.).
Nature. Disponível em: http://www.seanmartindale.com/?page_id=9
Atividade:
Conhecer mais obras deste artista através do site oficial: http://www.seanmartindale.com/
Após conhecer outras obras do artista
pense e discuta com a turma sobre a temática dos trabalho, se considera
importante ser tratada e o motivo.
Conheça um dos projetos de intervenção urbana
realizada pela artista.
Brock Ave PBR
Flowers. Disponível em: http://karenabel.ca/projects/brock-ave-pbr-flowers/
Uma obra efêmera construída a
partir de caixas de cerveja descartadas, encontrados em um vaso de concreto na
rua Brock Avenue e Bloor Street West, em Toronto. Os Brock Ave PBR Flowers durou alguns dias -
desaparecendo lentamente conforme eram 'levadas’ por transeuntes.
Atividade:
Conhecer mais obras da artista através do site oficial: http://karenabel.ca/projects/
Após conhecer as obras apresentadas,
pense e discuta com a turma sobre qual(is) a(s) relação(ões) que podem ser
estabelecidas entre que o trabalho de Karen Abel e Sean Martindale.
HA Shult - artista alemão.
A fauna social das cidades e paisagens está
no foco de seu trabalho.
Desde 1996 desenvolve o projeto Action Trash People: “São imagens de nós mesmos. Nós
produzimos lixo e nos tornaremos lixo.”
Telgte Germany, 2011. The Children of
Telgte. Disponível em: http://www.haschult.de/action/trashpeople
Poble del Mar, Barcelona, 2013. Disponível em: http://www.haschult.de/action/trashpeople
Atividade:
Assistir ao vídeo Trash
People by HA Schult.
A turma deverá pensar o espaço urbano como um campo de ação artística.
Verificar as especificidades da cidade que moram, e escolher uma rua ou uma
praça, enfim um lugar, para realizar proposições poéticas, que estabeleçam
tensões e diálogos.
Néle
Azevedo - artista brasileira.
Pesquisadora independente, vive e trabalha em São Paulo. Realiza diferentes
intervenções efêmeras no espaço urbano e arquitetônico.
O
projeto de ação urbana, Monumento Mínimo, vem sendo realizado em cidades de
diferentes países e culturas. São inúmeras esculturas em gelo colocadas a
derreter em espaços públicos. Essa proposta teve início em novembro de 2001.
Atividade:
Assistir ao vídeo: Minimum
Monument in Florence Itália
(2'07''), intervenção urbana realizada em outubro de 2008.
Pesquise a respeito do objetivo deste projeto
realizado pela artista. Monumento
Mínimo. Compartilhe com a turma o que entendeu de sua pesquisa.
Conhecido por suas intervenções urbanas na
cidade de São Paulo. Realizou uma intervenção urbana no rio Tietê – 2008. A
obra é composta por esculturas gigantes de garrafas pet instaladas no talude de
concreto nas margens do rio. Com esta obra o artista reativou visualmente o
maior rio metropolitano e propôs a reciclagem do olhar para milhares de pessoas
que circulavam diariamente nas marginais.
PETS, 20 garrafas de 11 metros de comprimento espalhadas pelo Rio Tietê, SP.
Fazer um projeto para realização de uma
intervenção urbana na sua cidade. Escolha o lugar que considera importante que
seja realizada a intervenção.
Recurso expressivo que vem sendo utilizado em
arte urbana e visto em diversas partes do mundo. Os “fios de guerrilha” se
refere às obras confeccionadas em tricô ou crochê que visa recuperar o meio
ambiente, especialmente o espaço urbano, e é também um símbolo do típico ofício
feminino. Não se tricota apenas para embelezar a cidade, mas principalmente se
faz uma declaração política, trata de questões feministas e inspira conversa
sobre o papel das mulheres tradicionais.
Magda
Saye é uma artista têxtil que vive e trabalha em Austin, Texas.
Seu trabalho começou como uma maneira de levar seu tricô para as ruas, estilo
grafite, iniciando uma revolução têxtil que varreu o mundo.
Disponível em ;http://knitta.com/about/
Mexico city bus. Disponível em: http://www.magdasayeg.com/home.php
Fundadora do grupo de tricô de guerrilha
alemão B-Arbeiten, tornou-se uma espécie de embaixadora da guerrilha tricô. Ela
instala suas peças abertamente durante o dia, em vez de tentar o anonimato. Ela
é mais conhecida por cobrir a árvore em Velbert foto abaixo, e para fazer
pequenas peças com palavras como "Idee" (ideia), "Raum"
(espaço), e "Mut" (coragem).
Velbert, Germany, Mai 2012 - one year
old. Disponível em: http://www.ute-lennartz-lembeck.de/index.html
IIdee.
Germany. Disponível em: http://www.ute-lennartz-lembeck.de/styled-18/photos-9/files/page70-1000-full.html
Letícia Matos, gaúcha que transforma tricô em arte de rua embelezando
espaços urbanos. Seus trabalhos são conhecidos como 13 Pompons.
Imagem disponível em: http://revistatpm.uol.com.br/so-no-site/entrevistas/13-pompons.html#6
Atividade:
Assistir
ao vídeo da reportagem: Intervenções urbanas se espalham pelas cidades com arte e
criatividade.
A
expansão da publicidade nas cidades levou alguns artistas de rua e cidadãos a
mudarem parte de seu entorno com conteúdos que realmente carreguem mensagens
importantes.
As
ruas, estações de metrô e alguns parques em Paris estão vendo sua paisagem se
transformar em uma sala de exposições com a "OMG, Who Stole my Ads?"
(Meu Deus, quem roubou meus anúncios?), uma intervenção do artista francês
Etienne Lavie. Sua proposta é colocar pinturas clássicas francesas nas placas e
outdoors de publicidade para não apenas reconquistar um lugar onde os cidadãos
podem apreciar a arte, mas para permitir mais opções de apropriações dos
espaços públicos.
A
montagem desta intervenção foi feita pelo próprio artista e corresponde à “arte
urbana de guerrilha”, que consiste em transformar o espaço público através de
exposições de arte. Neste trabalho, além da recuperação de espaços destinados
aos cidadãos, percebeu-se a quantidade de espaços repletos de mensagens
publicitárias em vez de mensagens realmente úteis aos cidadãos.
Etienne Lavie, em seu site
oficial, apresenta seu trabalho realizado em Paris e Milão.
Série: OMG who stole my ads? Paris.
Disponível em: http://etiennelavie.fr/galleries/omg-my-ads/
Série: OMG who stole my ads? Paris.
Disponível em: http://etiennelavie.fr/galleries/omg-my-ads/
Atividade:
Projeto e execução de Poética Visual para
Intervenção Urbana
(Trabalho
prático individual ou em grupo de até 3 integrantes)
Tema
ou assunto a ser explorado.
A
partir de uma temática a ser escolhida por você, ou pelo grupo, realize um
projeto em poética visual de um trabalho artístico efêmero, vinculado a
ideias/expressões de denúncia e/ou reflexão, ou simplesmente razões de exploração
estética de algum material ou técnica.
Escolha
também um (ou mais) artista(s), que realiza(m) intervenção urbana, dentre
aqueles que são apresentados neste Blog, cujo trabalho e processo de criação
possam servir como referência para o seu projeto.
Inicialmente
é importante fazer uma pesquisa de imagens relacionadas ao assunto, fotografias
da mídia ou das artes visuais que envolvam o seu tema, pois estas poderão servir
de ajuda no seu processo de criação.
Definida
a temática, pense em dois espaços onde poderá realizar a intervenção artística,
ou expô-la, um espaço dentro da escola e o outro no entorno da escola. Certifique-se
que os locais escolhidos “dialoguem” com a intervenção artística, instalação,
ou exposição do objeto produzido. Se o espaço escolhido for, por exemplo, para uma
instalação, ela deverá ter algumas características que se relacionem com o
local, seja por sua forma, cor, textura e/ou dimensões.
Materiais e técnicas expressivas a serem utilizados no processo
É
livre a escolha dos materiais e recursos para a reprodução de imagens (algumas
já exploradas em aula, como: estêncil – neste caso com uso da reprodução sobre
o papel e não sobre as paredes; stickers, monotipias, fotografia entre outros).
Poderá ser utilizada palavras chaves, textos ou poesia.
Caso
deseje explorar outras técnicas e materiais para produzir esculturas e/ou
instalações, além daquelas que foram apresentadas em aula, ou alguma pesquisada
pelo estudante, deve ser combinado com a professora sobre sua possibilidade de
exploração em horários de aula ou extra-aula.
É
fundamental que se escolha materiais e recursos que não danifiquem os espaços.
Após
o estudante, ou o grupo, definir os requisitos solicitados: tema definido; o(s)
artista(s) e as imagens que serviram de referência; o tipo; os recursos e
materiais; o local indicado para a intervenção ou exposição, deverá ser
entregue à professora numa data previamente combinada. Após isso serão
providenciadas os recursos e materiais necessários, oficinas práticas, se for o
caso, e a liberação dos espaços na escola e espaço público para a apresentação do
trabalho artístico.
Referências:
Intervenção Urbana »
intervencaourbana.org. Disponível em: http://www.intervencaourbana.org/. Acesso
em: 01.jul.2014.
MAZETTI, Henrique
Moreira. Intervenção urbana: representação e subjetivação na cidade. Intercom -
sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. Disponível
em: http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2006/resumos/R0682-1.pdf.
Acesso em: 22.jul.2014.
Bibliografia indicada:
ALVES, José
Francisco. Transformações do Espaço Urbano. Porto Alegre: Fundação Bienal do
Mercosul, 2006, 135 p. ISBN 85-99501-07. Disponível em: http://www.public.art.br/wordpress/wp-content/uploads/transformacoes_DOWNLOAD.pdf.
Acesso
em: 22.jul.2014.
BACHELARD, Gaston. A
poética do espaço. Tradução: Antonio de Pádua Danesi. São Paulo: Martins
Fontes, 2008.
BOURRIAUD, Nicolas.
Pós-produção: como a arte reprograma o mundo contemporâneo. são Paulo: Martins,
2009.
CERTAU, Michel de.
Relatos de espaço: A invenção do cotidiano - Artes de Fazer. 8. ed. Petrópolos:
Vozes, 1994.
DEBORD, Guy. A
sociedade do espetáculo. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997.
PALLAMIN, Vera Maria.
Arte urbana: São Paulo região central (1945-1998). São Paulo: Annablume/Fapesp,
2000.
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